Divulgue seu ecommerce e melhore o desempenho da sua loja virtual. Descubra como a divulgação impacta diretamente nos resultados do seu negócio e como torná-la mais eficiente. Veja neste post os seguintes tópicos:
Por que divulgar o seu e-commerce?
De nada adianta criar o site de sua loja virtual, escolher o e , planejar o esquema de cobrança, e oferecer um atendimento excelente se você não faz a promoção do seu negócio.
A divulgação é uma das estratégias mais importantes e que impacta diretamente no sucesso do seu e-commerce.
Ela é a responsável por atrair visitantes para o seu site, despertar o interesse de compra em potenciais clientes, além de contribuir para o processo de fidelização.
Porém, para que ela alcance os resultados desejados é importante analisar as especificidades de cada canal escolhido para a divulgação. Saber quais a sua persona utiliza mais e os seus interesses são formas de otimizar a promoção da sua loja virtual.
Como fazer uma divulgação de forma eficiente?
Diferente do Marketing tradicional, também conhecido como , o se baseia na criação de conteúdos voltados para um público específico, visando conquistar o interesse e ganhar permissão para poder comunicar de uma forma direta.
Isso quer dizer que por meio de estratégias de Marketing, empresas que praticam o Inbound buscam atrair o interesse das pessoas para, assim, poder convertê-las em clientes.
Dessa forma, não há necessidade de interrompê-las e correr o risco de se tornar indesejado.
No caso dos e-commerces que praticam o Inbound Marketing, um erro muito comum é concentrar a promoção na produção de conteúdos específicos e esquecer a elaboração de conteúdos que se relacionam à esses produtos.
A produção de conteúdo abrangente e que faça parte do universo do seu produto é essencial, pois informa a persona e aumenta o interesse dela. Além disso, a chance de alguém encontrar sua loja virtual nos motores de busca é bem maior.
Por exemplo, muitas lojas virtuais na hora de decidir as palavras-chave que vão utilizar buscam por aquelas que descrevam o produto que oferecem.
Escolher algo como “tênis esportivo para corrida masculino nike” ou termos ainda mais específicos limitam as chances do seu e-commerce ser encontrado.
Já a escolha por palavras-chave mais genéricas referentes a hábitos em vez de produtos, como “corrida esportiva”, faz com que o conteúdo atenda mais buscas, alcançando assim mais pessoas. Assim, é possível divulgar mais opções de produtos comercializados em sua loja.
Onde divulgar?
Para as lojas virtuais que adotam o uma das formas de divulgação possíveis é por meio do .
Cerca de 43,2% dos e-commerces apresentam um blog, e isso é útil para:
atrair tráfego para a loja online;
convencer o visitante da compra;
aumentar o reconhecimento de seu negócio;
ganhar a confiança dos usuários.
Além disso, com ele, as lojas virtuais conseguem alcançar 3 vezes mais visitas e 2,5 vezes mais clientes do que aquelas que não possuem blog.
Já em relação a frequência de publicações, quem publica conteúdos diariamente conquista um maior número de visitantes. Para se ter uma ideia, quando comparamos com as demais frequências, a publicação diária se destaca ao alcançar:
- 5,5 vezes mais clientes do que a semanal;
- 31,4 vezes mais clientes do que a quinzenal;
- 2,8 vezes mais clientes do que a mensal;
- 22,2 vezes mais clientes do que a que não segue uma periodicidade fixa.
Lembre-se que existem outras infinitas possibilidades de divulgação que você pode usar e combinar com uso do blog, como por exemplo, disparo de , publicações nas redes sociais, adoção da estratégia de remarketing e investimento em mídias pagas.