É normal que haja dúvida sobre utilizar ou não utlizar a roseta óptica. Junto a esse questionamento, surgem outros, como o que é correto e quais são as vantagens da sua utilização. Se você também deseja saber qual é a melhor opção, continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir.
• O que é a roseta óptica?
• Utilizar ou não utilizar a roseta óptica?
O que é a roseta óptica
Antes de saber se o melhor é utilizar ou não utilizar a roseta óptica, vale a pena esclarecer que esse componente é chamado ainda de PTO (Ponto de Terminação Óptica). O seu objetivo consiste em acomodar e proteger a emenda por fusão ou Cabo Drop conectorizado dentro da casa do assinante que contratou o seu provedor de internet.
Essa terminação pode acontecer de duas maneiras. Uma delas, por meio de uma fusão do Cabo Drop a um pigtail. E a outra forma é com a montagem de um conector óptico de montagem em campo no Cabo Óptico Drop e o uso de um adaptador óptico e um Pathcord Óptico.
Para acomodar a fusão entre o cabo drop e um cordão para ser conectado à ONU, antigamente, antes de surgirem os conectores de campo, usar o PTO era a única opção. Isso porque a roseta óptica servia como uma “caixa de emenda óptica” dentro da residência do assinante.
Porém, atualmente, os conectores de campo se tornaram mais acessíveis e populares. Desse modo, é normal que se questione a possibilidade de montá-lo na ponta do drop e conectá-lo diretamente à ONU sem o uso da roseta óptica.
Utilizar ou não utilizar?
Agora que já foi explicado o contexto da pergunta se é melhor usar ou não a roseta óptica, é possível respondê-la: Depende. Inicialmente, a resposta é não, pois os conectores de campo são ótimas soluções para qualificar o tempo das instalações de clientes FTTH.
Por outro lado, os conectores de campo não são tão robustos como os conectores montados em fábrica. Além disso, os cabos drops compactos são bem menos flexíveis que os cordões ópticos. Dito isso, os conectores de campo não são recomendados onde a ONU do cliente não é fixa.
Afinal, é normal que o usuário tenha uma ONU em cima de uma mesa ou estante e que o movimente com alguma frequência para limpar o local. Nessas condições, portanto, a resposta é sim para o uso da roseta óptica, que é mais adequada para clientes com esse perfil.
Se nesses casos o PTO não for usado, o conector de campo será danificado. Mas se a ONU puder ser fixada na parede então, não haveria problema. De todo o modo, é importante que a roseta óptica tenha um tamanho apropriado, bem como um bom acabamento.
Assim, a sua instalação não incomodará o cliente. E para encontrar as melhores rosetas ópticas do mercado você deve conhecer as oferecidas pela 2 Flex Telecom. Elas acomodam até dois conectores e têm capacidade para emendas ópticas por fusão ou emendas mecânicas.
As rosetas ópticas da 2 Flex possuem estrutura compacta, são fáceis de manusear e fabricadas em plástico de alta resistência mecânica.
Clique aqui (2flex.com.br) e conheça esses e outros produtos para o seu provedor de internet.