Quais são as vantagens da Internet via rádio?
Distância: A internet via rádio tem como grande vantagem o fato dela chegar onde normalmente as conexões por cabo não conseguem ir, isto se aplica a periferia, zona rural e outras regiões.
Qualidade: A internet via rádio pode ter extrema qualidade se a instalação e a configuração são feitas da forma correta.
Simplicidade de implementação e manutenção: Por utilizar o sinal de rádio e transmiti-lo por meio de torres e antenas, essa conexão também dispensa a instalação de uma linha telefônica, tornando o processo mais simples e menos oneroso.
Custo/benefício: A principal vantagem na contratação de um plano de internet via rádio é o custo/benefício, se comparado às outras formas de conexão banda larga e de internet móvel.
Como funciona a Internet via rádio?
O funcionamento da internet por rádio é relativamente simples de ser compreendido. O sinal é transmitido por torres distribuídas em pontos altos e com boa visibilidade do perímetro atendido pelo provedor.
Para receber a conexão, uma antena responsável por captar o sinal emitido por uma das torres é instalada na casa do usuário. Essa antena deve ser instalada em um ponto em que a visibilidade entre seu receptor e a torre de transmissão seja estabelecida.
Para converter o sinal de rádio em internet, a antena é conectada a um modem. Este equipamento, por sua vez, transforma o sinal e o transmite para a placa de rede do computador.
Para fornecer internet via rádio, o provedor deve possuir várias torres, que são distribuídas pela localidade em que ele vai operar o serviço. Cada uma dessas torres é responsável pela transmissão de uma parte da cidade (ou região).
Tecnicamente, as torres são chamadas de POPs e têm como objetivo transmitir o sinal da internet. Elas exigem um planejamento minucioso, pois, caso sejam posicionadas ou distribuídas inadequadamente, podem sofrer interferências e acarretar a perda do sinal.
Exija 100% de qualidade na instalação
Alguns problemas podem ocorrer com a internet via rádio quando a instalação não é feita com total qualidade. Para um sinal estável, é necessário posicionar a antena receptora em um local não distante da torre de transmissão e que permita boa visibilidade entre elas.
A antena deve estar firme para não ser movida pelo vento e o modem deve estar devidamente configurado para converter o sinal de rádio em internet. Configurações incompletas ou desleixadas podem causar quedas de conexão e perdas de dados. Ou seja, as desvantagens desse serviço estão relacionadas à instalação ou à manutenção do provedor contratado.