5 Desafios de um provedor de Internet. Independente do tamanho da empresa, os provedores passam por alguns desafios comuns ao segmento, abaixo listamos 5 desses desafios .O Brasil é um dos dez países com maior número de pessoas desconectadas. Segundo um estudo feito pela unidade de inteligência da revista britânica The Economist. A pesquisa, que foi encomendada pela iniciativa do Facebook Internet.org. Revelou que cerca de 70,5 milhões de brasileiros não têm acesso à internet. É preciso olhar globalmente para entender o mercado e fugir de uma visão míope e ilusória do setor.
Competição: Além de contar com pouco subsídio o mercado de telecomunicação tem uma disputa bastante acirrada, tanto de grandes corporações que querem dominar o mercado, quanto de pequenas e médias empresas que querem expandir, se você sofre para com a competição.
Capacitação profissional: Um ponto bastante delicado e muito relacionado com a tecnologia são os conhecimentos aprofundados de cada colaborador. Montar um provedor de internet é olhar para fora: clientes, projetos, mercado, tecnologias, etc. Mas também é gerenciar internamente: conhecimento da equipe e repasse de informações entre as pessoas. E também não basta investir somente em tecnologia, pois o maior investimento ainda está nas pessoas.
Região: Seja pela distância, pela violência ou pela estrutura do local, a região que será atendida pode se tornar um problema para a equipe de instalação, suporte ou ter uma perda na qualidade do serviço.
Capital: Um provedor que esta iniciando as atividades ou expandindo sua rede precisa de capital de investimento.
Links: Uma das dificuldades apresentadas pelos provedores de acesso à internet remete ao preço da conexão para ser praticado no atacado. Problema comum na realidade de muitos provedores, o atendimento a regiões pode impedir a empresa de oferecer um bom suporte em localidades específicas. Em bairros mais afastados dos principais backbones, por exemplo, pode haver problemas de atendimento, aumento nas demandas do suporte e redução na qualidade do serviço prestado. A solução para esse desafio, quase sempre, é tecnológica.