Você conhece o código de cores de fibras ópticas?
Parece ser um algo fácil para os técnicos de fibras mais experientes, mas quem está começando no mundo do FTTx normalmente tem dificuldades para identificar as fibras de um cabo óptico.
Como saber a organização das fibras, principalmente na sangria de um cabo de backbone onde várias fibras já estão “em funcionamento” e quebrar uma delas por engano pode resultar na queda do serviço de muitos clientes.
Vamos primeiramente conhecer a sequência de cores das fibras ópticas apresentadas na tabela 1, abaixo:
A primeira sequência de cores é a utilizada no Brasil e foi definida pela ABNT para todos os fabricantes nacionais na construção de seus cabos.
A segunda sequência é conhecido como “padrão internacional”, foi definida por um instituto de normatização americano chamado EIA e é adotado por vários países e fabricantes de todo o mundo.
Tão importante quanto conhecer a numeração das fibras, é conhecer como numerar corretamente os tubos loose dos cabos, que está apresentada na tabela 2.
O padrão ABNT coloriu apenas os tubos 1 (verde) e 2 (amarelo) deixando os demais tubos do cabo todos com a cor branca ou natural.
Num cabo por exemplo de 72 fibras temos 6 tubos loose e consequentemente haverá uma dificuldade maior em identificar e numerar todos os tubos se o cabo estiver no padrão ABNT; uma vez que somente os tubos 1 e 2 estarão coloridos e os outros 4 tubos com a cor branca.