Para quem está trabalhando com fibra óptica sempre vem este questionamento, qual o melhor polimento usar? Verde ou azul? APC ou UPC?
Vejamos os conceitos básicos:
O conector de polimento tipo UPC (Ultra physical Contact) possui polimento convexo, com uma superfície mais estreita do que o seu antecessor, o conector PC (Physical Contact).
Comparando-se com seu antecessor, do tipo PC, o conector UPC proporciona uma taxa de retorno menor, já que o ponto de contato entre as duas fibras fica mais concentrado no centro.
NO UPC toda a luz é refletida diretamente em direção à fonte de luz(emissor). Os padrões recomendam que a perda de retorno do conector UPC seja de -50dB ou superior.
O APC (Angled Physical Contact) possui um corte angulado em 8º, que faz com que a perda de retorno (quantidade de luz que reflete de volta para a fonte de luz) seja ainda menor do que o conector UPC. No APC a luz é refletida em um ângulo, em comparação com a luz vinda do emissor. Isso causa algumas diferenças na perda de retorno, que é uma medida de luz refletida expressa como um valor negativo de dB (quanto maior o valor, melhor). Os padrões recomendam que a perda de retorno do conector APC deve ser de -60dB ou superior. Em geral, quanto maior a perda de retorno, melhor o desempenho do acoplamento dos conectores.
Qual a diferença entre UPC e APC?
A cor é a forma mais fácil de identificar e diferenciar cada tipo de conector: O conector APC sempre será da cor verde, enquanto o UPC será cor azul.
No quesito desempenho, o conector APC terá um desempenho melhor do que o UPC, por conta da menor perda de retorno (ou seja, menos luz será espelhada e “devolvida” para a fonte emissora).
APC é melhor que UPC?
Não! O conector UPC possui um custo mais acessível e atende equipamentos como conversores de mídia, módulos SFP, OLT deve-se utilizar conectores com o polimento UPC, pois essas conexões normalmente possuem este tipo de polimento. E à maioria das aplicações convencionais menos sensíveis, como CATV, redes telecom, equipamentos ópticos, redes LAN e WAN e redes de processamento de dados.
Quando o feixe de luz retorna exatamente no mesmo eixo do que os feixes incidentes (da ida), é possível que as luzes se colidam e cause uma “confusão” de sinal, e prejudique a qualidade do sinal óptico enviado.
Já quando a luz retorna angulada, ela refletirá várias vezes no filamento da fibra. Sendo que, a cada vez que a luz reflete, há uma pequena refração pelo vidro. Portanto, até que esse feixe consiga atingir a fonte emissora, sua força já estará muito menor, provendo menor risco de interferir nos sinais ópticos incidentes.
Além das aplicações convencionais que o UPC atende, os conectores APC também são indicados para aplicações mais complexas e sensíveis, como redes óticas passivas de alta velocidade e aplicações WDM que usarão vários comprimentos de onda via fibra monomodo e exigem sinalização de fibra óptica de alta precisão. Os conectores APC também são normalmente utilizados em aplicações ópticas passivas (PONs), devido ao fato de muitos desses sistemas também usarem sinais de RF para fornecer vídeo. Futuras redes óticas passivas de alta velocidade e outras aplicações WDM que usarão comprimentos de onda mais altos via fibra monomodo também provavelmente exigirão a perda de retorno reduzida.
Atenção
Os conectores APC e UPC nunca podem e não devem ser acoplados. Isso causa um desempenho ruim e pode destruir os dois conectores. A última coisa que você quer fazer é causar danos permanentes ao transmissor, especialmente com equipamentos monomodo de custo mais alto.