Saber qual conector óptico usar para instalação ou manutenção da em redes de fibra óptica é um pré-requisito para qualquer técnico por causa do polimento.Os conectores, splitter’s e pactch coords possuem diferentes tipos de polimento. Neste post, explicaremos os tipos de polimentos e o que eles mudam no desempenho dos conectores.
Polimento? O que é isso?
Polimento é o tipo de acabamento que o conector óptico possui em sua extremidade. É a maneira como é polido o ferrolho. O ferrolho é a estrutura que fará a transferência luminosa em um conector. Todos os conectores são machos. Os ferrolhos são estruturas cilíndricas ou cônicas que são inseridos nos conectores ópticos.
PC (Physical Contact – contato físico)
O polimento PC possui um formato convexo, onde há contato físico entre os conectores, o que ocasiona um menor retorno da luz. A perda de retorno nesse tipo de conector é em torno de -40dB, tendo sua aplicação em taxas até 1Gbps.
SPC (Super Physical Contact – super contato físico)
Já o conector Super Physical Contact (SPC) é uma evolução tecnológica sobre os conectores PC, no qual as superfícies são polidas com melhor acabamento e permitem maior precisão no contato entre os conectores. Nesse caso, a perda de retorno foi reduzida, ficando em torno de -45dB.
UPC (Ultra Physical Contact – ultra contato físico)
No polimento UPC também há contato físico entre os conectores, porém seu polimento possui um ângulo mais agudo, visando que apenas o núcleo da fibra faça o contato físico. Sua perda de retorno é ainda menor, ficando em torno de -55dB, tendo sua aplicação em taxas até 2,5Gbps.
APC (Angled Physical Contact – contato físico com ângulo)
No polimento APC há contato físico entre os conectores, porém seu polimento possui um corte num ângulo de 8˚, proporcionando uma conexão ainda mais firme e precisa entre dois polimentos. É o modelo mais recente e devido ao encaixe a perda é muito baixa, em torno de até -65dB.