PTT significa Ponto de Troca de Tráfego. O ponto de troca de tráfego (PTTs) é um conceito importante para a qualidade e eficiência da Internet em qualquer país ou região. E para o sucesso dos negócios dos provedores regionais de Internet. Apesar de ser uma “estrutura interna” da Internet, ele afeta a todos os usuários.
Em geral a Internet é organizada hierarquicamente:
- Na primeira camada, existem os provedores internacionais chamados Tier1, que trocam dados entre si e têm acesso a toda rede mundial sem pagar;
- Na segunda camada, há os grandes provedores nacionais que têm acesso limitado a Internet e devem se tornar clientes daqueles provedores da primeira camada;
- Por fim, há os provedores regionais e finalmente os usuários locais.
Sem os pontos de troca de tráfego, os provedores regionais dependeriam de se conectar diretamente aos provedores da primeira camada, para todas as trocas de dados, provavelmente a um custo muito maior, com um serviço pior e de maior latência. Graças aos PTTs, eles podem trocar tráfego aqui mesmo, com custos menores, redução do valor pago aos provedores estrangeiros e diminuição da latência.
Em um país continental como o Brasil, a importância dos PTTs é ainda maior, sendo necessário ainda mais PTTs para que os provedores regionais possam distribuir o tráfego e levar conexão para cidades fora dos centros metropolitanos.