O que é Ataque DDoS?
Você que atua no segmento de provedores de internet já ouviu falar sobre Ataque DDoS, Distributed Denial of Service Attack ou ataque de negação de serviço distribuído, é um tipo de ataque que visa inviabilizar a utilização de uma rede. Esse tipo de ataque aproveita os limites de capacidade específicos que se aplicam a todos os recursos de rede. Representando um dos maiores problemas modernos de segurança.
Estima-se que o número de ataques desse modelo aumentou 180% apenas em 2019, e a tendência é que continue crescendo. Mas o que realmente acontece com as suas redes em um ataque DDoS, por que ele ocorre e como mitigá-lo na sua empresa?
Então, continue lendo este artigo e confira as informações dos tópicos a seguir.
O que é Ataque DDoS?
Os ataques DDoS consistem em tentativas mal-intencionadas de floodar um serviço, fazendo múltiplos acessos para que o tráfego elevado exponha os limites do servidor de quem oferece o serviço, causando inatividade. O ataque DDoS envia múltiplas solicitações para o recurso Web invadido com o objetivo de exceder a capacidade que o site tem de lidar com diversas solicitações, impedindo seu funcionamento correto.
Entre os alvos comuns de ataques DDoS estão:
- Sites de compras virtuais
- Cassinos on-line
- Provedores de Internet
- Empresas ou organização que dependa do fornecimento de serviços on-line
A principal maneira de cometer esse tipo de ataque é pela sobrecarga. Hackers programam robôs para multiplicarem os acessos a um determinado serviço, a fim de fazer com que ele pare.
Ataques DDoS funcionam devido a natureza da infraestrutura da web. São como um engarrafamento, que bloqueia uma estrada e impede que o tráfego normal e legítimo feito pelos seus clientes chegue ao destino final, seja ele um site, aplicação ou serviço.
Quais são seus principais objetivos?
Embora todos os ataques DDoS funcionem de maneira parecida ao que citamos no tópico anterior, existem várias formas de fazer os servidores de um negócio parar, prejudicando o tempo de resposta de um provedor.
Abaixo, você conhece as estratégias mais populares utilizadas por hackers para desencadear um ataque DDoS.
Ataque à camada de aplicação
Trata-se do estilo mais simples e comum de ataque DDoS. O ataque à camada 7, a sétima camada do modelo de OSI, tem como objetivo esgotar os seus recursos.
A ação é direcionada às camadas onde páginas na web são geradas e entregues, começando com solicitações HTTP. Esse modelo de ataque tem bastante popularidade, afinal de contas a execução de solicitações HTTP é uma tarefa barata. De quebra, trata-se de algo muito difícil de defender, pois identificar o tráfego como mal intencionado leva tempo.
Inundação de HTTP
Um ataque de flood, ou inundação, é semelhante ao ato de apertar a tecla F5 em um navegador constantemente. Trata-se de um grande número de solicitações HTTP inundando um servidor.
Esse ataque pode ser tão simples quanto um grupo de pessoas mal intencionadas acessando a URL de modo frequente, ou tão complexo que é capaz de envolver o uso de inúmeros bots.
Ataques de protocolo
Outro método comum para atacar um servidor é o ataque de protocolo. Esses são ataques de exaustão, provocando interrupções em serviços e consumindo toda a capacidade disponível para aplicações web ou até recursos intermediários, como firewalls e balanceadores de carga.
Com isso, é importante se prevenir contra ciberataques. Acompanhe mais materiais em nosso blog, clique aqui (www.2flex.com.br).