A LACNIC pede para que os provedores de Internet acelerem a implementação do IPv6 em suas redes, pois está próximo o Fim do IPV4. Desde 2005 a comunidade trabalha para a capacitar os provedores ao novo protocolo IPv6, e a partir de 2019, vem discutindo políticas públicas para favorecer a implementação e aproximar as entidades.
Recentemente, a RIPE-NCC anunciou que seus espaços de endereços IPv4 já foram totalmente designados e faz agora uma chamada para acelerar a implementação do IPv6.
De acordo com a LACNIC, na América Latina e Caribe a implementação do IPv6 é de 20%, percentual inferior ao nível de implementação global que hoje atinge 30%. Por isso a LACNIC alerta a importância de acelerar a implementação do IPv6 com mais urgência.
Em fevereiro de 2017, as informações sobre o comportamento das redes foram analisadas e previsto o fim do IPv4(dos blocos) para metade de 2020.
Portanto, corresponde aos vários atores envolvidos tomarem medidas efetivas para a implementação do IPv6. Mesmo que os operadores de redes e os que prestam serviços de acesso à Internet (ISP) desempenham um papel fundamental na implementação, outros atores, como as redes acadêmicas, escritórios governamentais e empresas em geral, também participam ativamente.
LACNIC em 2017, 2018 e 2019 dedicou esforços para transmitir a relevância estratégica da implementação do IPv6, aproximando-se dos tomadores de decisões em operadores, reguladores, universidades e entidades governamentais responsáveis por políticas públicas do setor para favorecer o entendimento dessa implementação, e estamos convencidos de que será essencial manter esse diálogo com atores não técnicos nos próximos anos.